segunda-feira, 28 de junho de 2010

Marina from Acre


Após 16 anos de governo nas mãos do eixo tucano-trabalhadores, um novo horizonte se abre para os eleitores brasileiros. Uma mulher de aparência frágil, simples e até um pouco tímida apresenta-se ao povo com uma nova visão para o futuro do país.


A acreana Marina Silva é a candidata à presidência pelo PV (Partido Verde) e segundo as pesquisas está muito atrás dos “badalados” José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Mas será que os cidadãos estão dando preferência às propostas ou apenas ao nome e ao partido dos candidatos?


Em 2003, quando Lula foi eleito pela primeira vez, Marina foi nomeada ministra do Meio Ambiente e mostrou ter pulsos firmes na luta pela preservação ambiental, chegando muitas vezes a entrar em conflito com seu próprio partido. Contudo, depois de desentendimentos com ministros, reclamações de que seus projetos teriam sido praticamente paralisados e divergências com a então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, Marina teve de ceder e retirou-se do ministério em 2008, para retornar ao Senado.


No dia 19 de agosto de 2009, Marina desligou-se oficialmente do PT. Segundo a própria “não se trata mais de fazer embate dentro de um partido em que eu estava há cerca de 30 anos, mas o embate em favor do desenvolvimento sustentável”. A partir de então, rumores de que ela filiaria-se ao PV para uma possível disputa ao cargo de Presidente surgiram, e foram confirmados em junho deste ano.


A destruição do meio ambiente talvez seja o pior erro que a humanidade possa cometer. Atualmente consumimos 40 % a mais do que o planeta pode nos oferecer, e um dos últimos recintos de preservação está perigosamente ameaçado pela soja e pelo gado. Qual candidato sentiu na pele os problemas da floresta e sempre lutou pela sua preservação e uso sustentável?


Os presidenciáveis Serra e Dilma estão muito mais preocupados um com o outro e com o marketing do que com as suas próprias propostas. Quando se pronunciam, normalmente é para reclamar sobre a forma de campanha ou sobre supostas “falcatruas” armadas pelos partidos adversários. Até agora, a proposta mais falada por eles é sobre dançar o “rebolation” em caso de vitória.


Desenvolvimento econômico de fato é muito importante, mas ao que parece, algumas pessoas esqueceram que de nada vale o progresso caminhando de mãos dadas com uma tragédia anunciada. O nome de Marina Silva é sinônimo de um futuro melhor e mais saudável para as futuras gerações.

Um comentário:

  1. "A destruição do meio ambiente talvez seja o pior erro que a humanidade possa cometer. Atualmente consumimos 40 % a mais do que o planeta pode nos oferecer, e um dos últimos recintos de preservação está perigosamente ameaçado pela soja e pelo gado."


    3 anos de readação de escola sobre o meio ambiente começaram a surtir efeito..huahuaha

    ResponderExcluir